A caminho do sacerdócio, José Valdo e Ivan de Jesus são ordenados diáconos transitórios
- Carlos Barbosa 2255/SE
- 6 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Gabriele Machado (@focaroalto)
A memória litúrgica de Santa Águeda, virgem e mártir, celebrada nesta segunda-feira, 5, foi a ocasião escolhida pela Arquidiocese de Aracaju para a ordenação diaconal dos seminaristas José Valdo Barbosa Júnior e Ivan de Jesus Oliveira Santos, na Catedral Metropolitana.
Presidida pelo administrador apostólico, dom Vítor Agnaldo de Menezes, a cerimônia foi concelebrada por expressivo número de presbíteros das três dioceses da Província Eclesiástica de Aracaju.
A igreja-mãe da Arquidiocese também acolheu centenas de fiéis, além de diáconos permanentes, seminaristas, religiosos e religiosas, amigos e familiares de José Valdo e Ivan de Jesus.
Gabriele Machado (@focaroalto)
“Que Deus seja louvado pelas suas vidas e pelas suas vocações”, disse Dom Vítor, dirigindo-se aos diáconos transitórios.
O bispo recordou que “para apascentar e fazer crescer cada vez mais o povo de Deus, o Cristo Senhor instituiu na Igreja diversos ministérios destinados ao bem de todo o seu corpo. Dentre esses ministérios, destaca-se, desde os tempos apostólicos, o Diaconato”.
Dom Vítor Agnaldo também assinalou que “o diácono está à disposição do bispo para servir a todo o povo de Deus e cuidar dos doentes e pobres; com razão e propriedade, ele é chamado amigo dos órfãos, amigo dos que cultivam a piedade, amigo das viúvas, fervoroso de espírito e amante de tudo o que é bom”.
Gabriele Machado (@focaroalto)
A longa preparação de José Naldo e Ivan de Jesus para o ministério sacerdócio foi construída no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, onde ambos fizeram as graduações em Filosofia e Teologia.
Assim que concluíram o período formativo do Seminário, em 2022, eles foram encaminhados, respectivamente, para as paróquias Santo Antônio e Almas (Itabaiana-SE) e Nossa Senhora d’Ajuda (Itaporanga d’Ajuda-SE), a fim de realizarem o estágio pastoral.
Gabriele Machado (@focaroalto)
O diácono José Valdo irá permanecer em Itabaiana, enquanto que o diácono Ivan de Jesus exercerá o seu ministério na paróquia Nossa Senhora Rosa Mística (Conjunto Jardim, Nossa Senhora do Socorro-SE).
Comments