top of page

Assembleia Anual: Uma Igreja Sinodal que irradia comunhão e reconciliação

Aconteceu neste sábado (25), no auditório do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, a Assembleia Anual da Província Eclesiástica de Aracaju (Região Pastoral 2) composta pelas três dioceses: Aracaju, Estância e Propriá.


Foto | Layla Kamila (ASCOM Arquidiocese Aracaju)

A Assembleia Anual teve com o tema “Por uma Igreja Sinodal que irradia comunhão e reconciliação” e o lema “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” (I Cor 12,4), e contou com a participação de coordenadores de pastorais e organismos diocesanos, bem como membros do clero.


padre José Dácio, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Aracaju

Após credenciamento, padre José Dácio dos Santos, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Aracaju, abriu oficialmente a assembleia, cedendo a palavra ao administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju e bispo diocesano de Propriá, dom Vítor Agnaldo de Menezes em seguida, ao dom Genivaldo Garcia, bispo de Estância.




Na sequência, o Pe. Bruno, Cmv., da diocese de Propriá, conduziu o momento de espiritualidade e tivemos a primeira palestra conduzida pelo dom Genivaldo Garcia, bispo de Estância, que abordou três grandes temáticas: o Caminho Sinodal, as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e a vivência do Jubileu 2025, que tem como tema “Peregrinos de Esperança”.


dom Genivaldo Garcia, bispo de Estância

"Província Eclesiástica de Aracaju, Sinodalidade é o jeito de ser Igreja! Somos chamados ao esforço coletivo e a busca contínua de caminhar juntos irradiando comunhão e reconciliação. Cada um de nós temos que fomentar a vivência da sinodalidade, em especial, em nosso agir pastoral. Assim como, cultivar a capacidade de viver com o diferente e reconhecer a riqueza da comunhão e da unidade na diversidade", disse dom Genivaldo Garcia, bispo de Estância.

Posteriormente, padre Raimundo Aguiar, coordenador de pastoral da Diocese de Estância, apresentou uma síntese do Caminho Sinodal, abordando a escuta e contribuições; em seguida conduziu a assembleia para os trabalhos em grupos e apresentações conclusivas, colhidas na reflexão conjunta.



Ao final da manhã, dom Vítor Agnaldo de Menezes, administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju e bispo diocesano de Propriá, concluiu os trabalhos fazendo um breve relato da vivência do dia, assim como agradecendo o empenho pastoral da Província Eclesiástica (Aracaju, Estância e Propriá) e convocando as lideranças no empenho em vista de uma Província Sinodal, que caminha junto.


dom Vítor Agnaldo de Menezes, administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju e bispo diocesano de Propriá.

"É o Espírito Santo que da vida a Igreja. Que este mesmo Espírito nos faça comunhão, participação e missão, na arte evangélica de escutar, nos reconciliar, arder o coração e caminhar juntos. Devemos conduzir toda ação evangelizadora na dinâmica da sinodalidade a partir de Cristo”, ressaltou o administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju e bispo diocesano de Propriá, dom Vítor Agnaldo de Menezes.

Confira as imagens da assembleia anual acessando: link 1 | link 2 | link 3

Comments


Brasão_Arquidiocese__de_Aracaju_2019.png

Arquidiocese 

aracaju

de

 Arquidiocese de Aracaju

CNPJ: 13.043.021/0001

Curia Metropolitana

 

Praça Olímpio Campos, 228, Centro

Aracaju/SE - CEP: 49010-040

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube
Siga-nos nas redes sociais.
bottom of page