top of page

Dom Vítor realiza sua primeira reunião geral com o clero da Arquidiocese



Assuntos de grande relevância para a Igreja particular de Aracaju foram tratados na primeira reunião do Administrador Apostólico da Arquidiocese, dom Vítor Agnaldo de Menezes, com todo o clero, na quarta-feira, 6 de setembro, no salão pastoral da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.


Ele levou ao conhecimento dos presbíteros algumas medidas administrativas adotadas para o aprimoramento das atividades da mitra arquidiocesana, em vista da nomeação de um novo arcebispo metropolitano.


Dom Vítor enfatizou que, mesmo na vacância da sede episcopal, em nenhum momento houve descontinuidade nas ações da Arquidiocese. “Todos os vicariatos, foranias e organismos eclesiais mantiveram-se em pleno funcionamento”, assinalou.


Um forte apelo a oração pela comunhão e unidade


Esse tempo de vacância, segundo o prelado, “deve ser vivido na oração e na comunhão, sobretudo, entre os presbíteros”. Ele entende que “é um tempo propício para o crescimento, a maturidade, a reflexão pessoal e comunitária sobre o comportamento de cada um na vivência do amor fraterno, capaz de gerar a unidade e a comunhão esperada, para que o mundo creia no Filho de Deus”. O bispo considera que o testemunho da unidade e da comunhão é de extrema importância para a “credibilidade da Igreja e da nossa pregação”.



Terceirização de serviços


A reunião também teve o propósito de compartilhar com o clero a decisão do Administrador Apostólico de terceirizar os serviços das áreas jurídica, contabilidade e recursos humanos da mitra arquidiocesana. Essa medida, segundo o padre Jadson Ramos, ecônomo da Arquidiocese, tem como principal motivação a necessidade de uma maior profissionalização desses setores.



Em relação a assistência jurídica, um contrato de prestação de serviços foi firmado, na quarta-feira, 5, pela Arquidiocese de Aracaju com a empresa Joaby Ferreira Gomes Sociedade Individual de Advocacia.


As atividades desenvolvidas pelas equipes de contabilidade e recursos humanos da Cúria serão assumidas pela Marcos Contabilidade, empresa sediada em Itabaiana-SE. Os benefícios da terceirização desses serviços foram apresentados, na reunião, pelo padre Jadson Ramos e pelo contador e empresário Marcos Francisco.



Cancelamento do Dia da Unidade


Na reunião geral do Clero ficou ainda decidido, após votação com os sacerdotes presentes, que o Dia Arquidiocesano da Unidade não será mais realizado em novembro deste ano. Em comunicado aos Movimentos, Novas Comunidades e Pastorais, o Administrador Apostólico informou que, brevemente, um novo evento, com a mesma proposta do DAU, será divulgado.


O primeiro encontro de dom Vítor com os presbíteros da Arquidiocese foi mediado pelo padre Anderson Gomes, pároco da paróquia São Pedro Pescador e novo representante do Clero.

Comments


Brasão_Arquidiocese__de_Aracaju_2019.png

Arquidiocese 

aracaju

de

 Arquidiocese de Aracaju

CNPJ: 13.043.021/0001

Curia Metropolitana

 

Praça Olímpio Campos, 228, Centro

Aracaju/SE - CEP: 49010-040

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube
Siga-nos nas redes sociais.
bottom of page