Igreja concede indulgências plenárias em virtude da comemoração dos 800 anos do presépio
- Carlos Barbosa 2255/SE
- 12 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Desde o dia 8 de dezembro (Solenidade da Imaculada Conceição), até o dia 2 de fevereiro de 2024 (Festa da Apresentação do Senhor), os fiéis católicos poderão receber indulgências plenárias, por ocasião da comemoração dos 800 anos do presépio, criado por São Francisco de Assis.
A Igreja apresenta quatro requisitos para a obtenção das indulgências: o fiel deve visitar uma igreja Franciscana e rezar diante do presépio ali existente; deve procurar o sacramento da Confissão, rejeitando qualquer apego ao pecado, mesmo que seja venial; fazer comunhão eucarística, preferencialmente na Santa Missa, e rezar nas intenções do Papa Francisco um Pai Nosso e uma Ave Maria.
Franciscanos em Aracaju
Na Arquidiocese de Aracaju, existem duas igrejas que estão sob os cuidados de religiosos franciscanos: o santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos), no bairro América, e a igreja matriz da paróquia Santo Antônio (Aracaju), que está sob a responsabilidade dos franciscanos da Ordem dos Frades Menores (OFM).
O que são as indulgências plenárias
O frei Johne Barbosa, OFM.Cap., reitor do santuário São Judas Tadeu, afirma que a doutrina e a prática das indulgências na Igreja estão ligadas diretamente aos efeitos do Sacramento da Penitência (Confissão). Observa que “a indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada”.
Comments