Padres de Sergipe no Encontro Nacional de Atualização para Formadores
- Carlos Barbosa 2255/SE
- 18 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Quatro sacerdotes da Província Eclesiástica de Aracaju, que é formada pela Arquidiocese de Aracaju e as dioceses de Estância e Propriá, estiveram presentes no Encontro Nacional de Atualização para Formadores do Brasil, realizado de 11 a 14 de julho em Guarulhos-SP.
A Igreja em Sergipe foi representada pelos padres Carlos Henrique (reitor do Seminário Maior), Christiano Silvestre (reitor do Seminário Arquidiocesano), Genivaldo Santos (diocese de Estância) e Alailson Souza (diocese de Propriá).
Durante quatro dias, cerca de 170 presbíteros (reitores e formadoresrefletiram sobre a formação presbiteral na Igreja do Brasil, aspecto considerado importante e essencial na vida eclesial.

Organizado pela OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), o evento foi iluminado pelo tema “A Formação Humano-Afetivo como meta para uma sexualidade integral”.
O papel de assessor e conferencista coube ao padre Deolino Pedro Baldissera, SDS., que atua há mais de 40 anos na formação de religiosos e presbíteros.
O padre Christiano Silvestre enfatiza que o padre Deolino foi formado no Instituto de Psicologia da Universidade Pontíficia Gregoriana e aluno e formando do conceituado padre Luigi M. Rulla, SJ., cuja formação para sacerdotes e formadores é recomendada pelo Vaticano.

Mensagem do Núncio Apostólico
Na mensagem enviada aos participantes do encontro, o Núncio Apostólico, dom Giambattista Diquattro, afirmou que “faz-se mister a necessidade da presença de bons Formadores nos Seminários, pessoas bem preparadas, maduras e capazes de oferecer qualitativamente um acompanhamento pessoal aos formandos, exercendo assim uma função pedagógica imprescindível na formação dos futuros Presbíteros. A presença, o trabalho e a relação pedagógica entre o formando e o seu formador tem uma função preponderante no crescimento humano-afetivo dos seminaristas”.
Celebrações eucarísticas
As celebrações eucarísticas, ocorridas no final de cada dia do evento, foram presididas pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer; bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ângelo Ademir Mezzari, e também, bispo de Parintins (AM) e referencial da OSIB, dom José Albuquerque de Araújo.

Missão da OSIB
A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) é um organismo que visa articular e integrar os Seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros presbíteros do país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas particulares e dos diferentes Institutos. O bispo referencial da OSIB é dom José Albuquerque de Araújo, bispo de Parintins (AM) e o padre Vagner João Pacheco de Moraes , da diocese de Osasco (SP) é o presidente da Organização. O papel de secretário executivo é exercido pelo padre Carlos Henrique Santos, reitor do seminário da Província Eclesiástica de Aracaju.

Bình luận