Propedêutico aprova ingresso de mais quatro jovens no Seminário Maior
- Carlos Barbosa 2255/SE
- 14 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Quatro jovens, procedentes de três comunidades paroquiais da Arquidiocese de Aracaju, irão iniciar, em 2024, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, uma longa jornada de preparação para o ministério sacerdotal.
Após um ano de formação e discernimento no Propedêutico, eles foram aprovados para ingressar no curso de Filosofia. São da turma 2023, ano da comemoração dos 110 anos de fundação do Seminário Arquidiocesano (Propedêutico).
Perseveraram nessa caminhada vocacional os seminaristas Gabriel Farias do Nascimento, 19 anos, da paróquia São João Batista (Conjunto João Alves, Socorro-SE); Marlon Vinícius Rodrigues dos Santos, 21 anos, da paróquia Senhor do Bomfim (Bairro Rosa Elze, São Cristóvão-SE); João Paulo da Silva Santos, 18 anos, da paróquia Nossa Senhora Rosa Mística (Conjunto Jardim, Socorro-SE), e Alexandre Menezes Oliveira, 24 anos, também da paróquia do Conjunto Jardim.
Seminarista Gabriel Farias
O padre José Fernandes Dórea, vice-reitor do Propedêutico, observa que “todo discernimento vocacional ocorre na presença de Deus e se revela nos sinais concretos que podem orientar as escolhas”. Esse discernimento, segundo ele, “é um caminho dinâmico, um caminho de vida que permite olhar as ações, as atitudes e os pensamentos como oportunidades de crescimento orientadas para a nova vida”.
Seminarista Marlon Vinícius
No entendimento do padre José Fernandes, que também é pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo (Itabaiana-SE), a fase que antecede o ingresso de um vocacionado no Seminário Maior “é uma experiência vital do discernimento, ela evidencia o desejo de responder à vontade de Deus”.
Para o sacerdote, “o discernimento, compreendido como principal caminho para toda escolha de vida, torna-se um caminho que educa a mente e o coração para que ambos reconheçam as coisas de Deus e possa realizá-las no projeto vocacional”.
Seminarista João Paulo
Referindo-se aos quatro jovens vocacionados, o padre Fernandes disse que eles “permitiram ser lapidados à luz do caminho da verdade e da autenticidade em preparação para darem mais um passo rumo à resposta íntima e pessoal a Deus”.
Seminarista Alexandre Menezes
O Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus está sob os cuidados do padre Christiano Silvestre (reitor) e do padre José Fernandes Dórea (vice-reitor).
Fotos: Acervo do Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus.
Comments