Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aracaju celebra sete anos de fundação
- Carlos Barbosa 2255/SE
- 11 de out. de 2023
- 1 min de leitura

Uma Missa em ação de graças celebrada da tarde desta terça-feira, 10, na Cúria Metropolitana, marcou a comemoração dos sete anos de fundação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aracaju. A cerimônia foi presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese e bispo diocesano de Propriá, dom Vítor Agnaldo, e concelebrada por vários sacerdotes.
Desde a sua criação, em outubro de 2016, o Tribunal apreciou 451 processos de Nulidade Matrimonial. Desses, 328 já foram julgados, sendo 255 afirmativos e 73 negativos, com 46 recursos à 2ª instância.
O Tribunal Eclesiástico funciona na sede da Cúria Metropolitana e conta com vários integrantes que desempenham suas funções em todo o território sergipano.
Desde o ano passado, ele passou a ser 2ª instância da Arquidiocese de Vitória da Conquista e Dioceses sufragâneas (Caitité, Jequié, Bom Jesus da Lapa e Livramento de Nossa Senhora); da Arquidiocese de Feira de Santana e Dioceses sufragâneas (Barra, Barreiras, Senhor do Bomfim, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Ruy Barbosa e Serrinha), e Dioceses de Teixeira de Freitas, Itabuna e Eunápolis.
Brevemente, também será 2ª instância da Arquidiocese de João Pessoa e Dioceses sufragâneas (Guarabira, Campo Grande, Patos e Cajazeiras).
Em 1ª instância, o Tribunal julga processos da Arquidiocese de Aracaju e das Dioceses de Estância e Propriá, e, em 2ª instância, os processos das dioceses já mencionadas.

コメント