top of page

O advento e a Palavra do Reino de Jesus



Em que consiste o reino de Cristo? Sem dúvida, trata-se de uma pergunta que já encontrou abrigo nas conversações das quais participamos. Os estudiosos da Escritura, afirmam que o trecho do evangelho de Mateus 5, 1-12, não é somente um sermão como é comumente conhecido, mas sim, a carta magna, ou ainda, o roteiro programático de todo o itinerário de Cristo e dos seus discípulos ao longo da missão e da evangelização. Em outras palavras, as bem-aventuranças delineiam todo o perfil do Reinado de Cristo.


O trecho de Mateus 5, 1-12 afirma que os famintos, os misericordiosos, os que choram, os puros de coração, os pacíficos, os perseguidos por causa da justiça, são e serão sempre muito bem acolhidos no Reino de Jesus. É possível compreender que as pessoas que cultivaram a Palavra, isto é, a misericórdia, a pureza, a construção da paz, abriram as portas para acolhê-lo com amor ao redor daquela manjedoura na cidade de Belém. A narração do nascimento de Jesus, presente no evangelho de Lucas 2, 1-7, ressoa de forma incisiva no relato das bem-aventuranças, que marca o reinado de Jesus Cristo.


A descrição contida no evangelho segundo Mateus 25, 31-46, normalmente meditada na solenidade de Cristo Rei, faz com que nos perguntemos como tratamos as pessoas descamisadas, encarceradas, debilitadas, enfermas, isto é, como cuidamos das pessoas que vivem situações de vulnerabilidade. É importante que tenhamos respostas para tais indagações que merecem lugar especial na oração pessoal e comunitária. Lembremos que o Rei Jesus nasceu vulnerável ao lado dos vulneráveis. O bem que fazemos, e o modo como os acolhemos são presentes valiosos aos seus olhos misericordiosos.


O advento é um tempo novo, kayros isto é, tempo abundante da graça divina para que examinemos a nós mesmos e vejamos, qual é o lugar que a Palavra ocupa em nossa vida. Quanto mais formos amigos da Palavra, o Reino de Cristo crescerá imensamente em nosso coração. Não podemos ser ouvintes desatentos da Palavra. O apóstolo Tiago nos exorta dizendo (1, 22): “Sejam praticantes da Palavra, e não apenas meros ouvintes, enganando a si mesmos”.


Nos primeiros momentos da sua missão, quando estava sendo tentado a abrir mão dos projetos do Pai, Jesus deixou-nos uma grande lição dizendo-nos que a Palavra é Pão. “O ser humano não vive só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”, afirma Jesus no Evangelho de Mateus (4,4). Priorizemos a meditação diária da Palavra ao longo deste advento. Este é o belo presente que daremos ao Menino Rei que nascerá.


O evangelho segundo João declara (1, 5): “Uma luz brilha nas trevas e as trevas não a derrotaram”. Deixemos que a Luz da Palavra nos conduza sobre a Pequena Via de caridade e fraternidade de Santa Teresinha e rezemos: Jesus é a Luz que me conduz.


Pe. João Claudio é pároco da paróquia Santa Teresinha (Bairro Robalo).

Kommentare


Brasão_Arquidiocese__de_Aracaju_2019.png

Arquidiocese 

aracaju

de

 Arquidiocese de Aracaju

CNPJ: 13.043.021/0001

Curia Metropolitana

 

Praça Olímpio Campos, 228, Centro

Aracaju/SE - CEP: 49010-040

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube
Siga-nos nas redes sociais.
bottom of page