O reinado de Maria: oração, serviço e acolhida
- Pe. João Claudio
- 28 de abr. de 2023
- 3 min de leitura

O mês de maio possui um aspecto especial na caminhada da Igreja, pois nos coloca diante do reinado de Maria Santíssima, Mãe de Jesus Ressuscitado. O Papa Pio XI no início do século XX, conclama a Igreja para contemplar o reinado da maternidade da Virgem Maria que consiste no reinado da acolhida, já que Maria acolheu plenamente em seu coração a beleza da vontade de Deus, sem impor quaisquer condições, apenas respondendo Fiat, ou seja, Faça-se. Este imperativo que marca a primeira criação do Gênesis, brota do Coração Imaculado de Maria, revelando que a nova criação é instaurada através do sim maternal, que culmina no mistério da encarnação de Jesus, o Deus que renova todas as coisas (Ap. 21,5). Assim, Maria é ícone, Mãe intercessora dos corações que acolhem a vontade de Deus, encorajando-nos a sempre responder: “Eis aqui a serva [o servo] do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1,38).
O Evangelho revela que o reinado de Maria, Mãe de Cristo, se manifesta no serviço. Sabe-se que mesmo grávida, Maria percorre a região montanhosa da Judeia para colocar-se à disposição de Isabel, e ajudá-la com a gravidez de João Batista. Além de erguer suas mãos para o céu, louvando o santo nome do Deus que faz maravilhas, como mostra o cântico do Magnificat, Maria arregaça suas mangas, para servir Isabel com todos os cuidados necessários. A casa de Isabel foi especialmente iluminada pela presença do Menino Jesus que chega conduzido neste primeiro sacrário da humanidade, que é Maria Santíssima. Diante do que estava acontecendo, o Evangelho afirma que Isabel exclamou com voz forte: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu ventre” (Lc. 1, 42-44). Do mesmo modo como ajudou Isabel, Maria continua à disposição, dando-nos Jesus, que é nossa Salvação.
O reinado de Maria Santíssima é marcado fundamentalmente pela força da oração. O momento bíblico das Bodas de Caná, revela o poder da oração de uma mãe. Maria, humilde serva do Senhor, não pede nada para si, mas apresenta as necessidades das pessoas ao seu Filho Jesus, dizendo: “Filho! Eles não têm mais vinho” (João 2,3). Com a sua intercessão maternal, Maria apresenta a Jesus o que em nós é escasso, e que representa um risco, capaz de sufocar as alegrias da graça divina colocada em nossa vida. O Evangelho mostra aquilo que Maria deseja que realizemos: “Fazei o que Ele [Jesus] vos disser” (João 2,5). A vontade de Jesus deve prevalecer. Maria faz compreender que Jesus é o centro. Ao identificar a situação precária, Maria não quer resolver do seu jeito, mas quer apresentá-la a Jesus. O reinado de Maria é essencialmente cristocêntrico, ou seja, Cristo é o centro da vida de Maria, e sob sua intercessão maternal, também será o centro da nossa vida.
Santa Teresinha, como todos os santos, é uma grande devota de Maria, Mãe de Jesus. As características do reinado de Maria marcam a vida de Santa Teresinha, pronta para acolher a vontade divina, à disposição de cada coração que busca sua fraterna intercessão, sustentando-nos com a força e a graciosidade da oração. Nos momentos difíceis da vida, causados pelos sofrimentos das enfermidades, Teresinha encontrou alegria nas mãos de Maria Santíssima, que lhe apareceu para consolar e fortalecer, assegurando sua intercessão de Mãe. No relato de Teresinha aquilo que mais lhe marcou na aparição, foi o sorriso de Maria. Fazemos Maria sorrir quando imitamos as virtudes do seu reinado: oração, serviço aos irmãos e acolhida da vontade divina.
Eis o relato de Santa Teresinha: “De repente, a Santíssima Virgem pareceu-me bela, tão bela como nunca vira nada tão belo: o seu rosto irradiava uma bondade e uma ternura inefáveis; mas o que me penetrou até ao fundo da alma foi o encantador sorriso da Virgem Santíssima” (Ma 30r, 94).
Quando Cristo é o centro da nossa vida, colaboramos com o belo sorriso de Maria, a Imaculada Conceição. Abracemos as virtudes do reinado de Maria, Mãe e discípula do Rei da Vida para que tal reinado cresça a partir de cada um de nós. Com Santa Teresinha, rezemos: “O reinado de Maria: oração, serviço e acolhida”.
Pe. João Claudio é pároco da paróquia Santa Teresinha (Robalo)
Ano Jubilar de Santa Teresinha: 1873-2023
Comments